Da tela à realidade: Como o trabalho em escritórios e o uso de dispositivos eletrônicos aumentam o risco de afastamentos previdenciários
Em plena era digital, a crescente dependência de dispositivos eletrônicos e o trabalho em escritórios têm levado a uma preocupante escalada nos casos de afastamentos previdenciários. Seja por doenças ocupacionais ou por acidentes do trabalho, é fundamental entender como podemos agir para minimizar os impactos e garantir a qualidade de vida dos colaboradores.
O avanço tecnológico e a proliferação de dispositivos eletrônicos no ambiente de trabalho têm tornado os profissionais cada vez mais suscetíveis a problemas de saúde. O uso contínuo de computadores, tablets e smartphones pode causar problemas de visão, como a síndrome da visão do computador, e agravar doenças musculoesqueléticas, como a LER/DORT (Lesão por Esforço Repetitivo/Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho).
Além disso, o sedentarismo comum em ambientes de escritório e a postura inadequada ao longo das horas de trabalho contribuem para o desenvolvimento de problemas na coluna, como a lombalgia, e doenças cardiovasculares, aumentando, assim, os riscos de afastamentos previdenciários.
Diante desse cenário, é imprescindível que as empresas invistam em medidas de prevenção e promoção da saúde no ambiente de trabalho. Algumas ações incluem:
- Adoção de pausas regulares e incentivo a práticas de atividades físicas;
- Implementação de políticas de ergonomia, com mobiliário e equipamentos adequados;
- Promoção de programas de conscientização e treinamentos voltados à prevenção de doenças ocupacionais e acidentes do trabalho;
- Oferta de suporte psicológico e emocional aos colaboradores.
A PrevHug, com sua vasta expertise na área, está pronta para ajudar a sua empresa na gestão do FAP (Fator Acidentário de Prevenção) e na redução dos índices do FAP. Com soluções personalizadas e eficazes, trabalhamos em conjunto com você para garantir a saúde e o bem-estar de todos os colaboradores, minimizando os riscos de afastamentos previdenciários.
Saiba mais em:
- Ministério da Economia - Secretaria de Previdência: https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/previdencia
- Ministério da Saúde - Saúde do Trabalhador: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-do-trabalhador
- ANAMT (Associação Nacional de Medicina do Trabalho): https://www.anamt.org.br/
Estas foram as fontes de informações utilizadas para criar o conteúdo apresentado neste texto. Aprofunde-se e conheça mais sobre a importância de investir na prevenção e promoção da saúde no ambiente de trabalho.
Conte sempre com a PrevHug :)