O Fator Acidentário Previdenciário (FAP) é um importante indicador utilizado para calcular a alíquota de contribuição do Seguro Acidente de Trabalho (SAT) de cada empresa. Essa alíquota pode variar de acordo com o índice de acidentes de trabalho registrados pelos funcionários da empresa nos últimos anos.
Muitas empresas ainda não conhecem o impacto do FAP em suas finanças e acabam pagando mais do que deveriam em contribuições previdenciárias. Por isso, é fundamental que você calcule o impacto do FAP na folha de pagamento da sua empresa e adote uma gestão eficiente desse fator.
Uma forma rápida e prática de estimar o FAP é multiplicando a alíquota do SAT pelo FAP correspondente. Se a alíquota do SAT é de 1%, por exemplo, e o FAP da sua empresa é de 1,5, então a alíquota final será de 1,5%. Isso significa que a empresa pagará 50% a mais em contribuições previdenciárias do que pagaria se tivesse um FAP de 1.
Por isso, é importante que sua empresa adote uma gestão eficiente do FAP, que vai além da projeção de custos. É preciso investir em medidas de prevenção de acidentes de trabalho e em benefícios para a segurança e saúde dos funcionários, o que pode resultar em redução do número de acidentes e, consequentemente, na diminuição do FAP.
Uma empresa especializada em gestão do FAP, como a PrevHug, pode ajudar a sua empresa nesse processo. Com a expertise que possui, a PrevHug pode identificar as principais causas de acidentes de trabalho na sua empresa, implementar medidas preventivas e, assim, reduzir o FAP e as contribuições previdenciárias.
Não perca mais tempo e calcule agora mesmo o impacto do FAP na folha de pagamento da sua empresa. Invista em prevenção e gestão eficiente desse fator, contando com a ajuda da PrevHug. Sua empresa e seus funcionários só têm a ganhar com isso!
Conte sempre com a Prevhug :)